terça-feira, 24 de agosto de 2010

MANJERICO SANTOS POPULARES



Por ter folhas em forma de coração foi baptizado de "Erva dos Namorados" e fez-se tradição os jovens oferecerem-no à sua amada. Atravessado por um cravo de papel colorido e com uma quadra popular inscrita numa bandeirinha, surge gracioso e sussurra:
"Podes cheirar-me, prometo que não murcho!"

Colecção Portugal | FADO



Fado é:
Vestido de preto. Triste. Sofrido.
Fado também é:
Sentido. Desgarrado. Pulsante.
Fado é sobretudo:
Português.
A guitarra tocou-o. Amália eternizou-o.
Peça de faiança tradicional portuguesa.

Colecção Portugal | ELÉCTRICO 28



Tendo por base o conceito anteriormente desenvolvido sobre o eléctrico Lisboa, foi concebido um mealheiro em fainça tradicional portuguesa com design moderno e pintado à mão nas Caldas da Rainha.

Colecção Portugal | ELÉCTRICO LISBOA



Pelas sete colinas de Lisboa, sobe e desce velhinho e charmoso. Leva atracados a si os meninos reguilas que vêem uma aventura no cavalgar livre da traseira de ferro. Este é o eléctrico de Lisboa, pela primeira vez ao serviço em 1873. Hoje é um ícone da cidade, ao qual prestamos a devida homenagem. Peça de faiança tradicional portuguesa pintada à mão nas Caldas da Rainha. Produto 100% nacional.

AZULEJOS ISLÂMICOS


Mouros chegaram, mouros conquistaram, mouros partiram. A herança perpetuou-se.
No Gharb Al-Andalus ficaram enraizados os vestígios da sua passagem, na língua, na arquitectura e no gesto.
O mosaico não adormeceu nas paredes portuguesas. Recriou-se. Aqui celebramos o legado num conjunto de bases de copos em forma de azulejo islâmico, concebido em faiança tradicional portuguesa. Rico como as suas origens. Um regresso ao principio.
Peça de faiança tradicional portuguesa pintada à mão nas Caldas da Rainha.

RENDAS DE PORTUGAL


Da suavidade e do engenho nasce o entrelaçado que subtilmente desce pela agulha ou se emaranha nos bilros. A renda portuguesa, tradicionalmente enraizada nas localidades piscatórias, existe um pouco por todo o país. E é com muita dignidade que se assume, fruto da perfeição do acabamento e do domínio da técnica de mulheres simples e habilidosas. Um saber reinventado e transposto para um conjunto de bases de copos concebidos em faiança tradicional portuguesa.
Disponível em branco e ouro.

Colecção Portugal | GALO DE BARCELOS

Tendo por base o conceito anteriormente desenvolvido sobre o galo de barcelos, foi concebido um mealheiro em fainça tradicional portuguesa com design moderno e pintado à mão nas Caldas da Rainha.
Disponível em quatro cores: laranja, verde, azul e vermelho.

Colecção Portugal | GALO DE BARCELOS

Também já dísponível a caneca com pé.

Colecção Portugal | GALO DE BARCELOS


Reza a lenda que o galego fez prova de inocência quando o galo assado cantou. Geração após geração a história foi caindo no esquecimento e hoje poucos sabem como surgiu o Galo de Barcelos, mas a sua alegria salpicada de cores vibrantes permanece inconfundível e eleva-o a símbolo nacional.
Num revivalismo desta lenda, concebemos uma peça em fainça tradicional portuguesa, de design moderno e pintada à mão nas Caldas da Rainha.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

ARTESANATO CONTEMPORÂNEO

Portugal Gifts, é um projecto de criação de artesanato contemporâneo que procura valorizar as raízes culturais Portuguesas, os hábitos e os símbolos nacionais.
Acreditamos em Portugal e acreditamos que a riqueza artesanal e patrimonial do país é considerável, por demais importante para a fazer esquecer enquanto tal. Há espaço para trazer as tradições para a linguagem moderna, e só assim a poderemos fazer perpetuar.
Defendemos que o artesanato tradicional não se pode encerrar em si mesmo,... há que reinventá-lo e fazer com que cada peça produzida crie uma empatia junto do consumidor; um consumidor que é hoje ávido de encontrar peças diferenciadas das demais, no universo do cada vez mais estereotipado merchadising turístico.
Quando a globalização da economia obriga a repensar a forma como encaramos a sociedade e os seus valores, na Portugal Gifts, queremos ocupar o lugar dos artificies dos tempos modernos.
O projecto que hoje iniciamos divulgação na blogesfera, tem cerca de 8 anos, mas só agora ganhou maturidade e passou para o mundo virtual.